quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Etiqueta no Japão: troca de cartões de visita


Olá pessoal, após muito tempo sem postar eu retorno com uma das questões que mais afligem quem vai viajar para o Japão e quem lida com japoneses aqui no Brasil... a etiqueta. Em especial a etiqueta da troca de cartões de visita, que é um ritual empresarial muito importante, pois é feito logo que as pessoas se encontram e deixam boas ou pior, más primeiras impressões. Quando morei no Japão há dois anos atrás ninguém havia avisado como isso era complicado e claro, paguei muito mico como sempre.

A etiqueta dos cartões é essencial para quem vai ao Japão a negócios


Primeiro, ao fazer o seu cartão de visita e ele não for originalmente em inglês você pode usar o verso para fazê-lo ou preparar cartões especiais para a ocasião. Preapre de 100 a 200 cartões pois cada vez que você conhecer alguém formalmente você vai ter que dar um. Compre um porta cartões discreto e apropriado para a ocasião tanto para acomodar os seus cartões como da pessoa que você está conhecendo - nada de cores berrantes, um pretinho ou marrom clássico já é o suficiente. O cartão deve possuir seu nome e cargo em destaque e as informações necessárias para contato, como endereço, telefone e e-mail e se possível o logo da empresa. Não é necessário ter imagem de fundo ou ser colorido, a maioria dos cartões japoneses são simples e com fundo branco - veja o exemplo de cartão de visitas japonês abaixo.


Exemplo

Agora vamos ao principal: a etiqueta para trocar os cartões inclui postura corporal e demonstração de respeito. Ao conhecer seu cliente japonês, mantenha-se numa distância de dois corpos, mas suficiente para receber o cartão com as duas mãos sem se inclinar muito para frente.

Segure seu porta cartões com a mão esquerda colocada à frente do seu corpo (cotovelo levemente flexionado), a mão direita deve segurar o cartão pelo canto virado para a pessoa que está recebendo, sem cobrir seu nome ou o logo da empresa. A partir do momento que a pessoa vai receber você deve segurar com as duas mãos pelos cantos - como na foto, no caso quem está à esquerda está dando o cartão e o lado direito está obviamente recebendo, observe bem a posição das mãos (nesse caso o cartão foi virado, mas preferencialmente é na posição horizontal).



Se você for de posição hierárquica superior (como por exemplo ser bem mais velho) que o seu visitante você entrega primeiro. Em geral por cortesia se espera a pessoa se "preparar" para trocar cartões, como tirar o porta cartões do paletó.

Durante a troca a pessoa se apresenta "Watashiwa - seu sobrenome e nome aqui - to omoushimasu" e fala o tradicional "hajimemashite yoroshiku itasimasu" que significa " prazer em conhecê-lo e por favor olhe por mim, estarei sob seus cuidados" e seu corpo deve ter uma leve curvatura (olhe a figura ao lado) e os calcanhares devem estar juntos, com as pontas dos pés para fora. Ao receber o cartão pegue-o com as duas mãos e leia-o nessa mesma posição, mais como se fosse uma contemplação, demonstrando respeito pela pessoa à sua frente.


Jamais pegue o cartão sem fazer isso e jogá-lo em qualquer lugar, pois isso é muito desrespeitoso. Guarde-o no porta cartões assim que vocês começarem a se afastar (veja o timing, não pode ir guardando tudo rapidamente) e se houverem mais pessoas, passe para o próximo. Se não der tempo segure o cartão anterior junto com o porta cartões e ao final guarde-os todos devidamente.

O que NUNCA se deve fazer com os cartões de visita:

- Ficar brincando com ele na mesa ou largá-lo em qualquer lugar.
- Passar o seu cartão pela mesa de reuniões, como se fosse molho de ketchup, receba-o da forma como descrevi acima.
- Escrever no verso do cartão da pessoa, tenha seu próprio bloco de notas para fazê-lo!

Bom, espero que essas informações tenham sido úteis para vocês... tem um vídeo em inglês explicando passo-a-passo, e bem se você quer se dar bem lá fora meu amigo é bom aprender inglês também...




Um comentário:

  1. Simples e esclarecedor.
    Dúvida: Numa troca de cartões com mais de um japonês, posso colocar o cartão do primeiro debaixo do interlocutor seguinte?

    ResponderExcluir

Comentários agressivos, preconceituosos, e/ou abusivos serão deletados.